segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parte do que sou agora...

"Livros são o perfeito entretenimento: Nada de comerciais, nada de baterias... são horas de prazer para cada centavo gasto. O que eu fico imaginando é porque todo mundo não carrega um livro por aí para aqueles inevitáveis pontos mortos da vida." + Stephen King +

Tava pensando... essa coisa de personalidade formada, modo de agir e olhar as coisas. Nem sempre é pela criação dada pelos nossos pais. Lógico, a criação, a educação e todo o resto ocupa um espaço de, pelo menos, 70% na nossa vida, sim... mas e o jeito? Os gostos... enfim, sei la.
Onde estou querendo chegar é nas influencias e tendências da nossa trajetória na vida...
Será que alguém já parou pra pensar no quanto os livros que leu na infância e na juventude determinaram a sua trajetória? Ou se as escolhas do que líamos e relíamos já eram uma amostra de nossas tendências? Eu acredito firmemente que o que lemos nessa época de nossas vidas deixou marcas e lembranças.
E o mesmo também cabe em relação aos filmes [Sim, principalmente os que cansamos de assistir na sessão da tarde... rs]
O que teria sido da minha pessoa, hoje, sem ter tido a oportunidade de ler “Rita está crescendo” e “Rita, você é um doce” de Telma Guimarães Castro Andrade – e, confesso, a obrigação... pois precisava fazer um trabalho e uma prova de português na escola, com perguntas sobre os livros–.  “O diário de Debora” e “O diário de Débora 2 – feliz ano novo” de Liliane Prata contribuíram um bom tanto na minha adolescência, assim como “Poderosa”, “Depois daquela viajem”, “A marca de uma lágrima”, “O pequeno príncipe”, “Fala serio, mãe” e “Fala serio, amor”... e, aaah, minha infância não seria absolutamente NADA sem “Reinações de Narizinho”, “O amigo do rei”, a coleção “Quem tem medo... ?”, “A curiosidade premiada” e sem falar dos gibis do Mauricio de Sousa – que vão da Turma da Monica ao Penadinho e Chico Bento... rs *-*
Não da pra citar todos os livros que já li no decorrer da minha infância e adolescência... Não tem data, nem tempo determinado, só sei que sempre lidei com os livros, fosse para estudar, fazer cópias infindáveis na escola, brincar olhando figuras com meus amigos, e principalmente com alguma história que você fica torcendo pra chegar logo a hora de poder ir ler na cama. Os livros me fazem companhia desde que me entendo por gente.
E falo como se já tivesse sido uma fase muito antiga, né?! Mas ainda tenho 21 anos, e sei que ainda terei muitas oportunidades de ler muitos outros livros que me farão crescer muito mais; que me farão olhar e perceber o quanto podemos, sim, viajar sem sair do lugar, nos apaixonar por personagens... por autores [Nora Roberts, é minha diva... hahaha].
Com certeza a pessoa que eu sou hoje foi totalmente influenciada pelas leituras que tive, pelas historias narradas e experiências expostas.
Tudo faz parte do que sou agora, para o bem e/ou para o mal.

Um comentário:

  1. Eeeeeeeeeeeeeeeeee !!!
    Onde eu assino?

    É isso ai mesmo, é assim que vejo tb.
    E ainda vou ler muito muitos livros.. e assistit mais e mais filmes! rs
    Bjinssssssss

    ResponderExcluir