quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Novo livro ou nova forma de ler?

Serio, não gostei! "/
Em um desses meus momentos de ‘nada pra se fazer e se ler...’ achei no Bing o site Super interessanteonde encontrei o que eu, sinceramente, tinha medo de encontrar e nem eu mesma sabia disso.
Meu namorado já tinha comentado comigo sobre essa nova invenção, mas nem levei a serio e pensei ser só mais uma invenção como ipod, iphone e etc... Mas não é! 


A tecnologia mudará o jeito como encaramos a leitura. Ninguém mais vai julgar um livro pelo número de páginas, e sim por quanto tempo ele vem sendo escrito (um processo que poderá durar infinitamente). E o livro vai se transformar em um fórum, um espaço em que leitores trocarão ideias entre si e com os autores. É o que diz Bob Stein, presidente do Instituto para o Futuro do Livro, dos EUA.

--

O que o livro digital vai criar?
Um novo tipo de relação social. O livro existe para difundir idéias, para que possamos falar delas.
Mas hoje lemos um livro e conversamos depois, quando nos encontramos com outras pessoas. Com o livro digital, as duas etapas vão acontecer ao mesmo tempo. A conversa vai passar para as próprias páginas do livro.
(...) Ex: Comprarei um livro para minha neta e deixarei notas para ela, que escreverá de volta para mim, por exemplo.
(...) Alguns autores vão querer fazer um texto completo e colocá-lo em debate. Outros colocarão rascunhos que serão trabalhados pelos leitores. 

Se um livro continuará sendo escrito depois de lançado, os leitores vão pagar por uma obra incompleta, então?
As pessoas vão assinar um livro, e não comprar. Serão assinantes da obra pelo tempo que quiserem - quando perderem o interesse na discussão, param de pagar. O mesmo vale para o autor. Ele seguirá editando o material por semanas ou anos. Vai se envolver com os leitores, e não com o assunto em si. No dia em que o assunto deixar de lhe interessar, ele deixará de receber. – E deixará de escrever também? :O Tipo, deixando todo mundo na mão, sem um final.

Ler e escrever vão deixar de ser momentos solitários? 
Ler e escrever sempre foram atividades sociais. (...) Com a tecnologia, vamos ter uma nova era de colaboração. O grupo valerá mais do que o indivíduo.

O falta para essa era?
Reinventar tudo o que faz o livro funcionar: editoras, livrarias, prateleiras. O esquema de venda hoje é dedicado ao impresso: vender um objeto para um só indivíduo. Claro, nem todos os leitores vão querer entrar na discussão em rede, e o estilo atual de leitura ainda vai existir.

--

Não consigo ver nenhum beneficio em uma idéia como essa. Livro não é nenhum fórum de discussão. 
Se varias pessoas começarem a dar opiniões em uma história, ela vai perder sua identidade. Se é pra ser assim, então qual o sentido de se comprar um livro? Já que posso inventar a minha própria historia, a minha própria mudança, o meu final... Qual o sentido de ler, então? E se for para eu começar a inventar todas as histórias, nunca haverá surpresa. Nesse tipo de leitura, todas as sensações que eu mais amo se perderiam... E então, onde estaria a graça?  
Além disso, uma história não pode ser escrita para sempre. Mesmo se perder o interesse nela, como faço para descobrir o fina? Eu nunca saberia quem foi o verdadeiro assassino? Com quem a personagem decidiu ficar no final?
Sou conservadora, gosto do meu momento ‘egoísta’ com meus livros, com a leitura que faço. Gosto de navegar na mente do autor, gosto de criar meus próprios personagens na minha mente, enquanto o autor explica suas características... gosto de ficar com raiva dele quando inventa algo diferente do que eu gostaria. Gosto de desvendar os mistérios, criar minhas teorias... E nunca me imaginei dividindo isso com outra pessoa, possivelmente desconhecida. A não ser depois que leio um livro todo, e um tempo depois uma amiga minha também termina de ler e discutimos sobre ele, mas isso não muda NADA do que lemos (cada uma em seu momento, e no seu espaço).
Não sei... Essa idéia não me agrada.  

Um comentário:

  1. Xiii .. Me parece estranho isso !
    Mas todo desconhecido é esquisito não é mesmo?!
    Mas acho q isso será mais uma ferramenta entende?
    Não vai ficar no lugar dos livros, vai ser apenas mais uma forma de leitura.
    O q sabemos ser muito pouco valorizado!!
    Derrepente pode até dispertar interesse em mais pessoas... quem sabe?!

    Bjinssssssssssssssssss

    ResponderExcluir